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É comum associarmos o tempo em sala de aula com a qualidade do ensino. Entretanto, algumas pesquisas têm mostrado que essa relação não é necessariamente verdadeira. O que, então, podem ser considerados como fatores que contribuem para a excelência de um professor?

A experiência é sim um indicador de efetividade de ensino. Pesquisas mostram uma evolução profissional muito grande dos docentes entre os primeiros 4 anos em sala de aula, porém, após esse período percebe-se um declínio seguido de uma estabilização no desenvolvimento do professor. Sendo assim, o tempo de sala de aula é apenas um dos muitos fatores que contribuem para a efetividade de ensino, muitos deles de maneira não linear.

Outro indicador é, sem dúvidas, o rendimento dos alunos. No entanto, essas análises são orientadas por uma concepção de ensino conduzida por resultados, e não levam em consideração, por exemplo, que alunos de professores que focam mais seu ensino no modelo do exame poderão ter melhores resultados. Esses casos, porém, não necessariamente querem dizer que os demais professores, que utilizam outras metodologias, não têm um ensino de qualidade. Além disso, os resultados podem excluir alunos com dificuldades na aprendizagem, e não levam em consideração elementos socioemocionais, os quais também fazem parte do ensino-aprendizagem.

Dessa forma, o desempenho dos estudantes em testes como a Prova Brasil e ENEM, não é suficiente para comprovar a qualidade do ensino de um professor. Outro indicador que tem sido considerado é a interação com os estudantes. Cada vez mais, entende-se que a relação professor-aluno influencia muito no aprendizado, contribuindo positivamente para os resultados emocionais, comportamentais e acadêmicos dos estudantes.

Compreende-se cada vez mais que a melhoria na qualidade do ensino de um professor vem da percepção do mesmo e da gestão escolar que o ensino é uma atividade complexa e multidimensional e que, por isso, demanda uma aprendizagem profissional contínua. Dessa forma, para se aperfeiçoar na profissão, é importante manter-se sempre atualizado, independente de quantos anos de carreira possui. Essa busca pelo aprendizado, por sua vez, parte tanto do docente quanto da direção escolar, que deve estimular e dar oportunidades para que seus professores sigam se aprimorando.

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Qualidades Para Um Bom Educador. 

Os educadores são peças essenciais para um processo educacional saudável na infância e na adolescência. Entretanto, para que o ato de ensinar seja cada vez mais rico para os jovens e possa instigar alunos de todas as faixas etárias a pensar e produzir conhecimentos ao longo da vida, é necessário que os educadores tenham uma série de habilidades profissionais. 

Empatia e paciência 

Ao ministrar uma disciplina, um bom professor deve dominar os conhecimentos relacionados aos assuntos que ensina aos seus alunos. No entanto, também é necessário que esse profissional tenha empatia para se colocar no lugar dos alunos e entender quais são as questões que causam dúvidas ou geram dificuldades, por exemplo. 

Além disso, é fundamental ter paciência e saber o momento certo para avançar em direção a novos conteúdos. É importante estar sempre atento ao nível de compreensão da turma, já que esse cuidado pode auxiliar na percepção de qual é o obstáculo que está freando o ritmo de estudo. Nesse caso, pode ser necessário investir em revisões para toda a turma ou implementar plantões de dúvidas.

Criatividade

Um excelente professor tem a criatividade como um de seus principais traços profissionais. Afinal, deve buscar alternativas diferentes e cativantes para atrair a atenção da turma e surpreendê-la sempre que possível. Assim os alunos mantêm-se engajados e cada aula se torna sinônimo de curiosidade, já que sempre há um novo recurso para complementar a aprendizagem.

Nesse sentido, é interessante valorizar o uso de filmes e documentários, ou mesmo propor debates e rodas de conversa sobre os temas que estão sendo trabalhados em sala. Organizar atividades lúdicas e artísticas com materiais diferentes - como tintas, tecidos ou materiais recicláveis, por exemplo - são alternativas interessantes, assim como organizar uma feira de ciências ou mostra cultural para a comunidade escolar e os familiares.

Versatilidade e comunicação

Além da atenção aos seus alunos e da capacidade de inovar na sala de aula, um ótimo educador também deve se manter flexível no ambiente escolar. Diante de desafios e situações especiais, é preciso buscar alternativas saudáveis e construtivas para auxiliar os seus alunos. Dessa maneira, é essencial manter-se atento às demandas da turma e de cada estudante, adaptando planos de aulas, projetos ou abordagens, de maneira a respeitar a individualidade dos alunos e contribuir para um ensino saudável e equilibrado para todos.

Somadas a essas questões, estão a boa comunicação e a facilidade de dialogar horizontalmente com os seus alunos e com o corpo docente. Assim é possível construir uma relação saudável e de confiança com todas as partes da comunidade escolar, o que pode enriquecer ainda mais o processo ensino-aprendizagem.

 

Responsabilidade e coerência

Os professores participam ativamente do processo de aprendizagem e da formação dos seus alunos. Por isso, é indispensável ser responsável em todos os momentos, desde chegando à sala pontualmente até preparando a aula com antecedência. Também é importante respeitar os seus alunos e os diferentes ritmos de aprendizagem, além de sempre proporcionar feedback de maneira positiva.

Apesar do bom humor e do bom relacionamento com os alunos, é necessário exercer a autoridade enquanto professor, promovendo a ordem e o respeito entre todos - mas sem fazer uso do autoritarismo e do medo. Seja justo em suas decisões e seja um exemplo positivo em suas atitudes.

Paixão por ensinar

Durante o exercício de sua profissão, um professor pode encontrar uma série de contratempos! Situações que fogem à rotina podem acontecer em diversos momentos do ano letivo, mas um bom educador não pode deixar esses eventos afetarem o seu desempenho.

O entusiasmo do educador com o seu papel fundamental na sociedade é a chave para despertar a motivação em si próprio e também para provocar o interesse pelos novos conhecimentos em seus alunos. Ser um excelente professor é muito recompensador profissionalmente. E marcar a vida dos estudantes garante que o professor será lembrado com carinho e admiração pelos seus alunos. Se você gostou deste post, aproveite a visita ao blog do Dom Bosco e confira outros temas que podem interessá-lo:

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As 10 Competências do Professor Moderno

1. Comprometido: É essencial que os professores estejam comprometidos com seu trabalho e com a educação dos jovens. A responsabilidade que está nas mãos de um professor é enorme, por isso deve estar ciente disto e amar sua profissão.

2. Preparado: A formação acadêmica é outra das competências tradicionais que são exigidas de um professor. Esta exigência está aumentando em uma sociedade cada vez mais preparada e competente. Quanto melhor preparado estiver o professor, o melhor.

3. Organizado: Uma boa organização do curso e planejamento prévio são fatores-chave para o sucesso. É muito importante que o professor organize um plano de estudos para ensinar adequadamente e elabora-lo para ter tempo de abordar todos os temas plenamente.

4. Tolerante: Em uma sociedade cada vez mais diversificada e multicultural, é necessário que o professor não tenha preconceitos e trate igualmente a todos os alunos sem mostrar favoritismo.

5. Aberto para perguntas: A discussão e colaboração em sala de aula são essenciais para incentivar os alunos e implementar novas técnicas de ensino. O professor deve estar aberto a responder às perguntas dos alunos e deve se mostrar colaborativo.

6. Narrador: Uma das melhores maneiras de ensinar e transmitir ideias é através de histórias. Os melhores professores usam este método em suas aulas durante séculos. Devido à sua eficácia , esta técnica é utilizada hoje, não só pelos professores, mas também por muitos outros profissionais, como especialistas em marketing em suas campanhas.

7. Inovador: O professor moderno deve estar disposto a inovar e experimentar coisas novas , tanto técnicas de ensino e aplicativos educacionais, ferramentas de TIC e dispositivos eletrônicos. O professor moderno deve ser o primeiro a buscar isso e trazer para a sala de aula.

8. Entusiasta de Novas Tecnologias: O professor moderno deve não só ser inovador, mas também um amante de novas tecnologias. Sejam iPads, projetores ou lousas, os alunos devem antecipar e estar em constante busca de novas TICs para implementar em suas salas de aula.

9. Sociais: Uma das competências tradicionais da professora é estar aberto a perguntas. O ensino tradicional deve enfatizar esta competência e levar a conversa para as redes sociais para explorar as possibilidades do lado de fora da própria classe. Recomendamos o nosso post sobre “5 Técnicas de Ensino que você não Sabia“.

10. Geek: No melhor sentido da palavra. Internet é a maior fonte de conhecimento que o homem já construiu, então um professor moderno deve ser uma pessoa curiosa. Alguém que está sempre pesquisando e procurando dados e novas informações que possa usar para desafiar seus alunos.

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Escola de Excelência Pedagógica 

Diversas pesquisas comprovam que a qualidade do ensino é o fator mais crítico no resultado dos alunos, entretanto as escolas não sabem muito bem o que fazer para garantir essa tal “qualidade de ensino”. Afinal, o que é ela? Com certeza, existem diversas respostas para essa pergunta por aí. Uma escola de excelência  pedagógica baseia-se em três pilares, muito utilizada na Austrália na última década. De acordo com ela, os principais pontos para garantir a qualidade de ensino na sala de aula são:

Qualidade Intelectual da Aula:

  • Professor apresenta profundo conhecimento do assunto

  • Alunos são capazes de ter profunda compreensão do assunto

  • Alunos e professores conseguem realizar pensamentos de alta complexidade

  • A aprendizagem é feita através de problemáticas (são postos problemas/desafios para o aluno pensar)

  • É feito o uso de metalinguagem

Qualidade do Ambiente de Aprendizagem:

  • Critérios para serem alcançados na aula são explícitos (objetivo da aula/ o que se espera alcançar)

  • Alunos estão engajados

  • O professor demonstra altas expectativas no aluno

  • A turma tem um ambiente acolhedor (apoio social)

  • Os alunos se auto regulam, sem necessidade da chamada de atenção do professor

  • Os alunos têm autonomia e fazem bom uso dela para tomar decisões sobre a aula

Pertinência do Conteúdo:

  • É feito o resgate de conhecimentos anteriores

  • Há uma conexão dos saberes culturais

  • Há uma integração de diferentes saberes

  • Há inclusividade dos alunos

  • O professor se conecta com os alunos e/ou conecta o conhecimento com suas realidades.

 

Aplicabilidade do Método Eficaz

E como garantir que isso se aplique em sala de aula?” Se observarmos bem, esses pilares dependem muito do professor para serem implementados, mas muitas vezes, o professor não sabe como aplicá-los, e nem que precisa fazê-lo. Por isso a importância do desenvolvimento do professor, principalmente em momentos formativos na escola, para informá-lo e capacitá-lo. Legal. Muito se fala sobre o Desenvolvimento do Professor, mas como fazer isso na prática e de forma eficaz?

 

Existem diversas técnicas requintadas, porém uma técnica mais “simples”, se assim podemos dizer, praticada na Austrália na última década, tem mostrado ótimos resultados na responsabilidade ao ensinar, na qualidade do ensino e na confiança entre os professores.

Essa estratégia consiste na elaboração de Comunidades de Aprendizagem, a qual é composta por 4 ou mais professores. As Comunidades de Aprendizagem devem realizar “rodadas de aprendizagem”, nas quais os professores vão assistir uma aula de um dos membros e, após, discutir sobre ela com base nos três pilares da estrutura pedagógica (Qualidade Intelectual da Aula, Qualidade do Ambiente de Aprendizagem e Pertinência do Conteúdo).

 

As discussões serão realizadas sem focar no conteúdo, sempre demonstrando respeito ao professor. Inclusive, os professores podem lecionar diferentes disciplinas e anos/segmentos escolares. O processo da Rodada de Ensino de Qualidade consiste em três etapas, que deve ser repetida até que todos os professores tenham suas aulas assistidas:

  • Discussão sobre os três pilares. Caso achem necessário, podem aprofundar nos tópicos com outros materiais de apoio.

  • Observação da aula de um dos membros da Comunidade de Aprendizagem.

  • Análise e discussão: cada um, individualmente (inclusive o professor que lecionou a aula), deve analisar a aula com base nos três pilares – Qualidade Intelectual da Aula, Ambiente de Aprendizagem e Pertinência do Conteúdo -, seguido de uma discussão em que todos devem contribuir.

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O Peso de Ser um Bom Professor: benefícios aos Indivíduos e à Sociedade

O bom professor tem um papel fundamental na sociedade e muda o mundo com o seu trabalho. Afinal, todo profissional teve professores que o ajudaram a chegar até onde estão. Ser um bom educador marca a vida de um estudante e faz com que ele seja lembrado com carinho a vida toda.

Nesse sentido, o papel de um profissional capacitado transcende o mero ato de transmitir conhecimento. Isso porque um educador dedicado não apenas compartilha informações, mas também inspira, molda e nutre mentes em desenvolvimento.

Dessa forma, ao internalizar as habilidades necessárias, um professor se torna um catalisador para o crescimento intelectual e emocional dos alunos. Essas habilidades, que abrangem desde a paixão pelo ensino até a promoção do pensamento crítico, formam uma base sólida para o sucesso individual dos estudantes. Além disso, seu impacto não é limitado às salas de aula, pois reverbera por toda a sociedade.

Portanto, a influência positiva de um bom professor se estende muito além do âmbito acadêmico, criando uma ampla gama de benefícios sociais. Alunos que são inspirados por educadores apaixonados e compassivos não apenas prosperam em suas carreiras acadêmicas, mas também internalizam valores fundamentais, como empatia, respeito, perseverança e colaboração.

Esses valores, cultivados durante os anos formativos, têm o poder de moldar cidadãos responsáveis e engajados, contribuindo para uma sociedade mais coesa e harmoniosa. De tal modo, o compromisso de um educador com a excelência, aliado à sua capacidade de moldar vidas, nutre as sementes do desenvolvimento social, destacando o inegável peso de um bom professor na construção de um futuro promissor.

ANTONIO BELELLI - Mestre em Educação, Licenciado em Pedagogia, Pós-graduado em Gestão Escolar, Neuropedagogia e Neurociências, Especialista em Psicologia da Educação.

JULIA CINTRA - Graduada em Filosofia, Graduada em Letras, Pós-graduada em Ensino de Filosofia.

GRAHAM,Linda; et al. Do teachers’ years of experience make a difference in the quality of teaching?. Teaching and Teacher Education. Elsevier. 29 de agosto de 2020.

GORE, J., LLOYDA, A., SMITH, M., Effects of professional development on the quality of teaching: Results from a randomised controlled trial of Quality Teaching Rounds, Teaching and Teacher Education Volume 68, November 2017, Pages 99-113

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