Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos. Nós do LIV – Laboratório Inteligência de Vida – acreditamos nesse conceito e por isso levamos para escolas de todo o Brasil um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida.
Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos. Nós do LIV – Laboratório Inteligência de Vida – acreditamos nesse conceito e por isso levamos para escolas de todo o Brasil um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida.
Gestão pública ou administração pública é o poder de gestão do Estado de criar leis, cobrar impostos, fiscalizar ou regulamentar, por meio dos órgãos públicos e instituições. E é a área responsável por trabalhar pautas de interesse coletivo que geram um impacto na sociedade, como saúde, educação, gestão de segurança pública e outras.
Em outras palavras, gestão pública é a administração voltada para o bem-estar coletivo, sendo que os gestores públicos são responsáveis por gerenciar os recursos de forma eficiente. Assim, a gestão pública tem o objetivo de analisar a configuração da sociedade e buscar formas de melhorá-la por meio das políticas públicas. Essa área tem uma grande responsabilidade de garantir a excelência nos serviços fundamentais para a população.
A gestão pública no Brasil não está alheia a essas transformações e vem passando por mudanças. Os gestores públicos estão cada vez mais atentos à importância de uma gestão eficaz, visando à geração de valor público o desenvolvimento social, por meio de práticas inovadoras e foco em resultados. Assim, com a formação das novas lideranças nessa área, está ficando para trás a visão de gestão pública ineficiente e um novo momento vem surgindo.
Temas como gestão para resultados, qualidade e produtividade na administração pública, liderança e gestão de pessoas vêm ganhando importância no setor público. A gestão pública também vem se modernizando e não fica de fora do tema da transformação digital que perpassa as empresas. Governança é outro tema de destaque na área.
Os órgãos públicos são o meio pelo qual a gestão pública é possível. Via de regra, os órgãos públicos não possuem uma personalidade jurídica própria – ou seja, um CNPJ. Assim, quem responde pelos seus atos é a instância jurídica que o criou – União, estado, município ou Distrito Federal.
Vale lembrar que as organizações não governamentais (ONGs) também estão no escopo da gestão pública. Embora elas sejam consideradas instituições privadas, elas não têm fins lucrativos e podem atuar nas mesmas áreas que os órgãos públicos, como saúde, educação, mundo do trabalho, direito das minorias, etc.
A importância da gestão pública para o enfrentamento dos problemas de um país leva à necessidade da formação de bons gestores públicos. Mas quem é esse profissional? Essa profissão é responsável pelo gerenciamento de instituições públicas, assegurando os resultados desejados e necessários ao seu desenvolvimento.
O gestor público é responsável por gerir empresas e instituições públicas. Esse profissional é um personagem importante dentro do cenário político, isso porque é ele que cuida da formulação e implementação de políticas públicas de gestão a fim de contribuir para o bem estar coletivo. Se você pensa em entrar no setor, continue no post para descobrir as competências necessárias de um gestor público.
Qual o papel do gestor na administração pública?
Em palavras simples, o gestor público trabalha em prol da sociedade. Logo, é uma profissão que exige transparência, ética, responsabilidade e excelência para alinhar as funções com a finalidade de gerar impacto social.
Dentre as funções básicas exercidas por um administrador público, em resumo, são:
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Gerenciar as equipes de trabalho que atuam direta ou indiretamente com órgãos públicos, oferecendo as condições necessárias para a busca dos resultados;
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Elaborar, planejar e colocar em prática políticas públicas que atendam às principais necessidades da população;
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Controlar o orçamento disponível, definindo as demandas prioritárias e a divisão de recursos entre os setores;
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Desenvolver estratégias de conservação e aproveitamento do patrimônio público, tendo a transparência como um de seus principais pilares;
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Acompanhar o desempenho da instituição avaliada, examinando todos os aspectos que podem ser otimizados para melhorar as performances.
O gestor público tem o papel de ser um solucionador de problemas para o país. Em suma, as políticas públicas são atividades ligadas ao planejamento e execução das ações das esferas Municipais, Estaduais e Federais, dos mais diversos âmbitos do Governo: habitação, transporte, educação, meio ambiente saúde, lazer, segurança e assistência social.
Quais as competências de um gestor público?
Num estudo realizado acerca do servidor público, Maciel e Gonçalves (2009) listaram 17 competências que acham necessárias para o profissionalismo e sucesso de um gestor público. Abaixo listamos as 5 competências principais, confira:
1. Orientação a resultados: Capacidade de concretizar os objetivos propostos, quantitativa e qualitativamente, nos prazos requeridos, a partir dos recursos disponíveis, sendo criativo perante as dificuldades;
2. Gestão da Mudança: Capacidade de conduzir processos de mudança em sua área de atuação, esclarecendo a equipe sobre os objetivos e resultados esperados e mobilizando-a na direção de novas posturas;
3. Gestão de Pessoas: Capacidade e disposição para liderar, identificar talentos e apoiar as ações de desenvolvimento da equipe, mediante a análise contínua do nível de competência de cada colaborador;
4. Legislação: Capacidade de dominar e aplicar efetivamente os conhecimentos de legislação pertinentes à sua área de atuação;
5. Planejamento: Capacidade de definir objetivos, estratégias, metas e resultados para sua área de atuação, gerenciando sua implementação efetiva, considerando as diretrizes gerais do ministério e o impacto na sociedade.
Algumas das tarefas do gestor público são:
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Gerenciamento de recursos humanos;
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Prestação de contas a órgãos públicos de controle;
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Análise de performance de instituições públicas;
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Otimização de processos;
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Controle da manutenção de patrimônios e recursos públicos;
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Pesquisa de soluções tecnológicas para gestão pública;
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Desenvolvimento de projetos e programas de políticas públicas;
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Implantação de metodologias de gestão da administração pública;
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Controle do fluxo de contas;
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Desenvolvimento de atividades de marketing;
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Criação de estratégias de mobilização social;
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Elaboração de projetos públicos de desenvolvimento sustentável.
A gestão pública – e a figura do gestor – tem como uma das atribuições a gestão dos recursos públicos. Em tempos de crise, ela é ainda mais importante, para que o dinheiro seja direcionado para as áreas certas. Assim, profissionais que saibam otimizar recursos públicos são essenciais no setor. Ele tem que desenvolver o olhar de redução de custos e aumento na eficiência dos processos. Em tempos de eleições, as transições de governos também são temas chave no contexto do setor público. E é preciso que cada vez mais haja papéis bem definidos que assegurem a continuidade das políticas públicas na passagem de bastão de um governo para outro. Nesse sentido, as medidas devem garantir a normalidade, regularidade e transparência nesse processo.
Antonio A. Belelli - Bacharel em Administração de Empresas e Gestor Público formado pela Universidade Estadual de Goiás. Possui ainda especialização em Gestão de Educação e Direção Escolar e Mestrado em Educação.