Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos. Nós do LIV – Laboratório Inteligência de Vida – acreditamos nesse conceito e por isso levamos para escolas de todo o Brasil um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida.
Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos. Nós do LIV – Laboratório Inteligência de Vida – acreditamos nesse conceito e por isso levamos para escolas de todo o Brasil um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida.
Antonio A. Belelli, Major RR da Polícia Militar do Estado de Goiás, é especialista em Segurança Pública e Polícia Comunitária pela UNISUL, curso este em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP - , tendo atuado por mais de 30 anos a Serviço da Polícia Militar de Goiás. Possui vários cursos na área Militar e Policial Militar, e atuou vários anos na educação, como Comandante e Diretor de Colégio da Polícia Militar.
Nesta página, estremos repassando a todos os usuários deste Site, orientações importantes de segurança, as quais poderão ser aplicadas em todos os momentos e atividades da vida diária de cada um.
As orientações são de extrema importância haja vista que os criminosos e infratores em geral, estão cada vez mais ousados e a vida dos outros não tem muita importância para esses meliantes.
Portanto, atentem-se para os pequenos detalhes dos afazeres diários e antecipem ações que poderão ser de vitais para evitarem momentos desagradáveis e que poderão ficar marcados definitivamente na vida de quem já passou por esse tipo de situação.
E jamais reajam a qualquer tipo de tentativa de furto ou roubo. Sejam proativos e não reativos.
O QUE FAZER QUANDO FOR ÀS COMPRAS
Quando for fazer compras, leve apenas o necessário: Pouco dinheiro, documentos e o celular. De preferência leve o cartão de crédito e não dinheiro.
Jamais manuseie dinheiro em público. Deixe uma pequena quantia com notas de 2, 5, 10 e 20 reais em um bolso separado e na hora de pagar a conta, exiba apenas essas notas pequenas. Jamais exiba notas de 100 reais.
Tenha cuidado ao entrar e sair de agências bancárias ou casas lotéricas. Antes de entrar dê uma parada e observe atentamente o local e as pessoas que alí estão. Se notar alguém em atitude suspeita - pessoa nervosa, assustada, falando ao celular, observando as pessoas -, saia imediatamente do local. O ideal é permanecer o mínimo de tempo possível dentro de um banco ou casa lotérica.
Evite carregar aparelho celular no bolso de tràs de calças ou dentro de bolsas a tiracolo. Dê preferência a bolsas de ziper, pequenas e que ficam atravessadas na frente do corpo.
Jamais forneça informações pessoais a estranhos e evite ofertas de prêmios oferecidas por pessoas que você não conheça. Lembre-se: Nada vem de graça e o barato sai caro.
Não mexa na carteira enquanto estiver na rua, em meio a pessoas. Não leve a carteira na mão e nem no bolso de trás da calça.
Evite locais de aglomeração enquanto estiver acompanhado de crianças pequenas. O ideal, quando sair às ruas, se tiver que levar crianças, leve apenas uma de cada vez que sair. Caso seja necessário, coloque pulseiras de identificação nas crianças pequenas. Se der, ensine às mesmas um numero de telefone para contato ou o endereço onde moram. Outro ponto importante é ensinar as crianças a gritarem por "socorro" se acontecer de serem levadas por estranhos.
Se possível, quando for às compras, sempre vá acompanhado de um adulto ou adolescente.
Quando estiver andando nas ruas, no shopping ou qualquer local público, sempre verifique se não esta sendo seguido por outra pessoa, de preferência homens. Para tanto, observe as roupas e características fisicas da pessoa que o está seguindo e chame imediatamente a polícia.
Caso esteja sendo seguido, entre imediatamente em um estabelecimento comercial qualquer e ligue para a Polícia. Só saia do local com a chegada dos agentes policiais.
O QUE FAZER PARA EVITAR O ROUBO OU FURTO DE SEU VEÍCULO
Evite deixar seu veículo em locais isolados, sem ou pouca iluminação, perto de terrenos baldios ou construções abandonadas. Também evite deixar o veículo muito tempo estacionado na frente de sua casa ou em qualquer local suspeito.
Jamais deixe chaves reservas no interior do veículo em especial nos locais mais comuns que facilitem a ação de marginais: porta-luvas, pára-sol, sob o banco do motorista, etc.
Ao fechar o veículo, confira se realmente as portas foram travadas com o controle remoto. De preferência acione o sistema por pelo menos três vezes.
Ao acionar o sistema de alarme e segurança quando descer do veículo, verifique se não tem ninguém suspeito nas imediações ou pessoas dentro de outro carro estacionado próximo ao seu veículo com os vidros abertos. Muitos dispositivos hoje, conseguem ler o código do seu sistema e assim, quando você se afastar, esses marginais conseguem abrir o seu veículo com facilidade.
Evite permanecer dentro do veículo por muito tempo depois de estacionado, principalmente se estiver falando ao celular. Se o fizer, mantenha o motor ligado, vidros suspensos e portas travadas. De preferência mantenham o veículo com o câmbio posicionado em "D" com os freios acionados, pois se precisar sair rapidamente, basta liberar os freios e acelerar.
Evite deixar objetos de valor à mostra dentro do veículo (sobre os bancos dianteiros e traseiro).
Jamais deixa a chave na ignição, nem que seja por pequenos momentos. Estando de moto, nunca deixe a chave da mesma na ignição quando estiver parado ou estacionado.
Caso estacione a moto, verifique se o conjunto do Guidão e o eixo da roda dianteira estejam travados. De preferência e como reforço, use um cadeado posicionado na corrente de tração da moto.
Evite assinar o DUT ou entregar o veículo em caso de compra ou venda do mesmo sem antes verificar o real pagamento em conta bancária. Verifique ainda a procedência ou informações pessoais do comprador ou vendedor.
Não cole adesivos no interior ou exterior do veículo que exponham informações pessoais. Um caso comum são aqueles adesivos de família onde se vêm um pai, uma mãe, crianças e ate mesmo um animal juntos. Marginais usam isto como informação para agirem.
Utilize sempre sistemas modernos de segurança como alarmes sonoros, rastreadores ou bloqueadores veiculares.
Quando usar o veículo para passear na sua cidade, ir às comprar ou levar / buscar crianças nas escolas, deixe pouco combustível no tanque.
O QUE FAZER AO CHEGAR E SAIR DE SUA CASA
Quando for sair de casa de carro, antes de abrir a garagem, saia sorrateiramente e verifique as imediações. Observe principalmente veículos estranhos estacionados com vidros escuros, veículos com duas ou mais pessoas desconhecidas em seu interior, pessoas estranhas paradas nas imediações ou trafegando naquele momento pelas imediações de sua casa.
Ao sair, mantenha os vidros de seu carro fechados e portas trancadas e verifique se o portão da garagem de sua casa realmente fechou-se por completo.
O ideal é ao abrir o portão da garagem para sair, manter-se fora do carro e o carro trancado. Neste momento, posicione-se perto de uma porta de acesso da casa para possível escape rápido. A maioria das pessoas cometem o erro de abrirem o portão estando dentro do carro. Isso facilita uma abordagem de marginais e dificulta uma saída para a vítima.
Ao aproximar-se de sua casa, principalmente à noite, estando de carro, nunca acione o portão da garagem e entre direto na casa. Primeiro, desacelere o veículo e passe em frente a sua casa sem parar, dando uma volta inteira no quarteirão, com as luzes acesas e altas, verificando as calçadas, lotes baldios ou casas abandonadas nas imediações, e nesse sentido, verifique se existem pessoas nesses locais ou atrás de árvores que ficam nas calçadas das ruas. Caso detecte pessoas nas imediações, não entre em casa. Dê mais uma volta pelo bairro e depois faça tudo de novo para evitar ser surpreendido.
Caso, mesmo dando duas ou mais voltas no quarteirão de sua casa, ainda detecte estranhos nas imediações, não pare o carro e com este em movimento, acione a polícia pelo fone 190.
Se tudo estiver certo nas imediações, sempre abra o portão mas jamais se posicione com o veículo de frente a garagem enquanto o portão se abre. O ideal e parar o veículo do outro lado da rua, em frente sua casa e esperar o portão abrir-se.
Quando o portão estiver totalmente aberto e tudo estiver seguro, faça uma manobra em seu veículo e entre na garagem "de ré", jamais de frente.
Para maior segurança, utilize estes métodos e processos durante o dia e a noite, a fim de se evitar percalços na sua segurança e de sua família.
O QUE FAZER QUANDO DEIXAR SUA CASA VAZIA AO VIAJAR
Quando viajar ou ausentar-se de sua casa por mais de 24 horas, jamais deixe as luzes acesas de dia ou de noite. Isto sugere aos marginais e vizinhos, que sua casa está vazia, o que facilitará as ações dos marginais.
Não comente com estranhos que irá efetuar uma viagem. E também não poste informações nas redes sociais que vai viajar ou que está viajando.
Jamais publique imagens da família viajando, em praias ou resorts ou mesmo outros países em especial. Deixe para fazer isso quando retornar de viagem. Vários marginais monitoram nossas redes sociais. Orientem ainda seus filhos para não divulgarem nas escolas que vão viajar e quanto tempo ficarão fora.
Sempre avise um ou dois vizinhos de confiança - de preferência - que irá se ausentar-se por motivo de viagem. Isto ajudará a manter sua residência em segurança. Deixe ainda um telefone de contato para esse vizinho de confiança, caso seja necessário.
Jamais deixe cadeados trancados expostos do lado de fora da casa, principalmente no portão de acesso principal e portões das garagens. Se for colocar cadeados, coloque-os do lado de dentro da residência.
Instale cercas elétricas ou concertinas, câmeras e alarmes de segurança em sua residência, o que poderá inibir a ação dos marginais de qualquer espécie.
Faça amizade com vizinhos e deixem que estes vizinhos de sua confiança frequentem sua casa com frequência.
Não desligue a campanhia ou sistema de campanhia digital de sua casa. Isso poderá gerar desconfiança em meliantes e assim, induzir os mesmos de que a casa não tem ninguém.
Não deixe jornais, revistas ou demais informações acumulando na entrada da casa ou na caixa de correio. Peça a um vizinho de confiança para recolher esse material periodicamente. Algumas caixas de correio possuem uma abertura que permite aos marginais visualizar com uma lanterna seu interior e assim detectar o acúmulo de correspondências.
Deixe uma cópia da chave de sua casa para um vizinho de extrema confiança caso seja necessário desligar um alarme ou coisa do gênero.
Utilize fechaduras Tetra para maior segurança das portas ou locais de acesso;
Instale iluminação de detecção de presença no interior de sua residência. Lembre-se: A ocasião faz o ladrão.
O QUE FAZER QUANDO ESTIVER NO TRÂNSITO COM SEU VEÍCULO
Todos os ocupantes do veículo, idosos, adultos e crianças, devem obrigatoriamente usarem o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro.
Crianças de até sete (7) anos e meio, estando no interior dos veículos, devem usar os equipamentos de proteção adequados a idade (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).
Pedestre deve ser sempre respeitado e tem prioridade no trânsito. Lembre-se: Você também é pedestre.
Quando ingerir bebidas alcoólicas não dirija. Dê as chaves do veículo para outra pessoa de confiança habilitada. Dirigir embriagado reduz em até 25% o tempo de reação normal, aumentando o risco de acidentes. Se beber, só vá de ônibus, taxi, Uber ou carona.
Bicicleta também é veículo e o ciclista deve respeitar as leis de trânsito além de usar os equipamentos de segurança estando pedalando uma bicicleta. Motorista: mantenha uma distância segura de 1,5 metros ao ultrapassar uma bicicleta.
Respeite os limites de velocidade e reduza a velocidade em frente a escolas, hospitais ou lugares de grande concentração de pedestres.
Motociclistas devem sempre usar os equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaquetas e sempre mantenha a sua direita na via. Cuidado com bueiros e portas que podem ser abertas em veículos na via.
Respeite sempre as vagas destinadas a idosos e deficientes de qualquer natureza. A gentileza melhora a convivência no trânsito.
Não use em hipótese alguma, o aparelho celular enquanto estiver dirigindo. A distração é um dos principais fatores de risco para quem está ao volante.
Não manuseio nenhum aparelho enquanto estiver dirigindo. Configure o GPS e som de seu veículo antes de iniciar a condução. Isso evitará substancialmente acidentes.
Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Pare e descanse um pouco antes de voltar à estrada
Sempre dirija observando o limite mínimo e máximo da via e mantenha uma distância segura do veículo que estiver a sua retaguarda e a sua frente.
Sempre esteja atento às sinalizações e use o sistema de sinalização do veículo toda vez que for efetuar uma conversão ou manobra na via.
Só pare no acostamento em caso de emergência e por tempo limitado. Jamais pare em um acostamento nas curvas, lombadas ou quando estiver chovendo ou sob forte neblina.
Não deixe nenhum material (garrafas de vidro, pacotes, mochilas, etc) dentro do veículo junto aos passageiros. Estes materiais devem ser acondicionados no porta-malas e devidamente presos.
Quando ver ou ouvir uma sirene de veículos de emergências (ambulâncias, viaturas policiais e militares, viaturas do corpo de bombeiros, etc ) reduza a velocidade gradativamente e dê passagem segura a estes veículos;
Jamais conduza seu veículo estando entre caminhões, ônibus ou veículos pesados e sempre mantenha uma distância segura - 10 a 50 metros - destes veículos que estiverem à sua frente.
Quando for dirigir acenda os faróis de seu veículo e à noite, ao cruzar veículos, sinalize com luz baixa e use a seta da esquerda quando cruzar com ônibus ou veículos pesados.
OBSERVAÇÕES GERAIS IMPORTANTES PARA SUA SEGURANÇA E DE SUA FAMÍLIA
Jamais deixe seus filhos sozinhos com estranhos. Se for deixar seu filho em casa sozinho, contrate uma pessoa de confiança e que tenham bons antecedentes. De preferência uma que seja apresentada por um vizinho ou amigo de longa data.
Instale câmeras de segurança na parte externa e interna da casa. Inclusive, coloque câmeras escondidas nos locais onde a criança gosta de ficar ou de brincar.
Antes de matricular seu filho em uma escola, pesquise sobre o Histórico da Instituição. Faça uma visita nas instalações da mesma, em especial salas de aulas, biblioteca, banheiros e espaços de lazer, verificando ainda a segurança do prédio de forma geral.
Verifique se a escola de seu filho possui segurança , em especial, sistema de monitoramento com câmeras, controle de acesso seguro e identificação de funcionários e visitantes.
Quando for sair para se divertir, sempre avise alguém da família ou um amigo de confiança onde vai, como vai e com quem vai.
Se estiver andando sozinho pelas ruas, evite lugares com pouco iluminação. Jamais caminhe próximo a terrenos baldios ou construções e casas abandonadas. Evite ainda andar em calçadas com muitas arvores baixas. Cuidado com bueiros, buracos ou saliências existentes na calçada.
Evite cortar caminhos por vielas, becos ou ruas isoladas. Jamais peça ajuda ou orientação a estranhos. Jamais demonstre estar perdido, com medo ou desorientado.
Estando em um taxi ou Uber, jamais aceite nada de beber ou comer por parte do condutor, especialmente balinhas e bombons. So use estes veículos de pessoas conhecidas ou com quem já tenha confiança.
Quando estiver em eventos, festas e reuniões, jamais aceite bebidas de estranhos ou mesmo "amigos". Verifique se a bebida está sendo aberta na sua frente. E não aceite convite de estranhos nestes eventos. Todo cuidado é pouco.
Evite sair sozinho à noite. Sempre se faça acompanhar de alguém de sua confiança.
Evite namorar ou conversar longo tempo dentro de um veículo ou local suspeito.
Tenha sempre os números de telefones importantes para você: de um Uber ou taxista, da Polícia, dos Bombeiros ou SAMU e de uma pessoa da família ou conhecida que poder lhe ajudar em caso de emergência.
Sempre conheça ou tenha informação dos contos e golpes mais comuns usados pelos marginais no dia a dia. Evite cair nestes golpes. Não esteja no lugar errado e na hora errada.
Oriente as crianças a não conversar com estranhos, não estender a mão para cumprimentar estranhos e não aceitar em hipótese alguma, doces, balas, bombons ou presentes de estranhos.
Ao sacar dinheiro em um caixa eletrônico, fique atento. Antes de efetuar a operação verifique se alguém o observa ou se aproxima de você. Nestes casos, chame a polícia.
Quando for a um banco, a um caixa eletrônico ou caixa lotérica, evite usar joias ou objetos de valor. Nestes locais, esteja sempre acompanhado.
Evite manusear dinheiro na rua ou mesmo ao sacar valores de caixas eletrônicos ou casas lotéricas.
Lembre-se: Precaução nunca é demais. Se estiver sendo ameaçado ou com receio de algo, acione a Polícia Militar pelo fone 190.